Aperibé é um município brasileiro situado no noroeste do estado do Rio de Janeiro. O nome “Aperibé” vem de ApeRibe, que, em tupi-guarani, significa “calmo, tranquilo”. Banhado pelos rios Pomba e Paraíba do Sul, tem a maioria de sua população urbana e, aos poucos, começa a possuir uma infraestrutura adequada, com uma indústria formada por mais de uma dezena de Fundições, indústria de Fio Dental, Confecções, Marmorarias que respondem pela principal fonte de emprego. Seu comércio é pujante, com 4 bons Supermercados, 5 Farmácias, Clínicas Médica e Odontológica. Na área educacional, além de uma boa rede Municipal, conta com uma Escola Particular de Ensino Fundamental que atende aos parâmetros de qualidade exigidos pelo MEC. Seu padroeiro é São Sebastião, comemorado no Feriado Municipal, dia 20 de Janeiro.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Aperib%C3%A9
RITA DE CÁSSIA COSTA MUNIZ
Rita de Cássia Costa Muniz Jorge, graduada em Letras e Pós-graduada em Educação Fiscal, Gestão Social e Desenvolvimento de Projetos. Professora na Rede Estadual há 32 anos e na Rede Municipal por 26 anos. No município, atuou como professora e coordenadora pedagógica. Em 2009 foi Secretária Municipal de Educação. Nos últimos anos trabalhou como agente de leitura nas bibliotecas da Escola Municipal Casimiro Moreira da Fonseca e no Colégio Estadual Lourença Guimarães. Como educadora sempre priorizou o incentivo à leitura e o senso crítico, tendo como meta o conhecimento. Autora do livro: “Desvendando Emoções” e coautora do livro “Autores Aperibeenses”, da Academia de Letras de Aperibé. Casada com Adimilson Jorge Bom e mãe de duas filhas. Uma mulher de fé, mergulhada no universo da educação e da literatura. Alguém em construção desde 1971.
MARCELO DA CUNHA HUNGRIA
Marcelo da Cunha Hungria nasceu no dia 20 de março de 1970, na Casa de Saúde São Sebastião, na cidade de Miracema RJ.É filho de Abiron Rezende Hungria e Catarina da Cunha Hungria, viveu até seus cinco anos na cidade de seu pai, Palma, MG e depois disso Aperibé tornou-se a sua verdadeira terra natal. Tem duas irmãs e grandes parceiras para a vida: Tatiana e Mariana, que lhe presenteou maravilhosos sobrinhos. Estudou na Escola estadual Lourença Guimarães até a oitava série (9º ano do ensino fundamental) e concluiu estudos no Colégio estadual Frei Tomás, no município vizinho de Itaocara.
Casou-se com Cintia Moço Roza no ano de 1995 que lhe deu duas filhas: Maria Eduarda e Marcelly. Cursou ensino superior pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Professora Nair Fortes AbuhMerry em Além Paraíba, na área de História. Entrou para a Rede Estadual de Educação no ano de 1994, exercendo a função de docente no CIEP 419 Benigno Bairral, Colégio estadual Lourença Guimarães, Escola Estadual Retiro Formoso (zona rural) e Escola Estadual AbudDaibes, Funil, distrito de Cambuci. Pela Rede Municipal de ensino, começou no ano de 1993 numa escola de zona rural, na comunidade da Japona. Depois trabalhou na escola Municipal Antônio de Souza Cunha, bairro Ponte Seca, Colégio Municipal Oliveiros Pereira da Silva e Escola Municipal Casimiro Moreira da Fonseca.
Desenvolveu durante alguns anos, um projeto de resgate e divulgação da História do município e região, sempre apoiado por seus alunos. Este projeto culminou com algumas mostras em locais a disposição do público como o antigo Clube Social do Aperibeense, entre outros, constando de objetos antigos, documentos, fotografias e outras importantes fontes da nossa história. As constantes apresentações, registradas inclusive por câmeras de importantes emissoras de Televisão, rendeu-lhe a confiança da então Secretária de Educação e Cultura Maria da Penha Velasco e do Prefeito Paulo Fernando Dias (Foguetinho) para levar o projeto ainda mais adiante, organizando um museu e centro cultural permanente. A proposta foi-lhe apresentada em fevereiro de 2007 e a instituição inaugurada no dia 08 de setembro do corrente ano, tendo como sede a simpática estação de trens.
Com o conhecimento adquirido ao longo destas pesquisas, escreveu um livro sobre a História de Aperibé desde eras remotas. É membro-fundador da Academia Aperibeense de Artes, Letras e Ciências e Diretor Cultural deste município. Atende como presidente do Museu Casa de Cultura de Aperibé.