

Paraty é um desse lugares do mundo onde é possível ter as melhores experiências em uma única viagem. É um lugar singelo, com ritmo próprio, onde culturas tradicionais convivem com a arquitetura colonial e o conforto da modernidade, em um cenário paradisíaco.
A cidade histórica de Paraty é Patrimônio Mundial pela Unesco devido à sua cultura e biodiversidade excepcionais. Em 5 de julho de 2019, uma porção do território no qual estão localizados o núcleo histórico colonial de Paraty e a Ilha Grande, em Angra dos Reis, foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, por sua integração excepcional entre valores associados ao patrimônio cultural e ao natural; constituindo-se então, o primeiro sítio misto do Brasil. Critérios específicos apresentados ao Comitê do Patrimônio Mundial fizeram a área ser declarada de importância para toda a humanidade, já que a região se formou pelo intercâmbio entre as culturas indígena, africana e caiçara que se expressam nos bens que usam a terra e o mar de forma sustentável, demonstrando a interação do homem com o meio ambiente; assim como, o fato de conter habitats naturais importantes e significativos para a conservação da diversidade biológica.
Em Paraty tem História, Cultura, Gastronomia, Praia, Cachoeiras, Aventura, Música, Diversão, Passeios, Artesanato, Eventos, Arquitetura e Tradição. A cidade recebe bem aos amantes da natureza, da cultura e da gastronomia com opções incríveis de hotelaria, restaurantes, turismo e compras.
FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Paraty e https://paraty.com.br/ em 28.04.2024


MARINA GOUVEA DO NASCIMENTO
Formada em Letras, dedicou sua vida ao ensino da Língua Portuguesa e à Literatura. Ama a Arte encontrada na poesia, no conto, na pintura em aquarela, na colagem e no bordado.
Tem poemas e contos publicados em revistas, jornais e antologias no Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Em 2008, foi a primeira colocada no Prêmio Off Flip de Literatura com o conto “O Ninho” e classificada no Concurso de Poesia Livre do Espaço Cultural São Pedro da Serra com o poema “Magia do Luar”.
Foi premiada no Concurso de Poesia da Casa da Cultura de Paraty em 2010 e em 2012.
Em 2013, recebeu o prêmio Canon de Poesia com o poema “O Mar – La Mer”, em São Paulo.
Foi classificada no Concurso de Poesia da UFF- Universidade Federal Fluminense com o poema “Reencontro”.
Seu livro de poesia “Tecendo Poesia”
foi publicado pela Editora Off Flip.
Em 2011 recebeu o título de Cidadã Paratiense concedido pela Câmara Municipal de Paraty.

