site-energia-para-ler-2023-titulo-sao-francisco-de-itabapoana

São Francisco de Itabapoana (frequentemente chamada como São Francisco) é um município brasileiro que pertence a região turística da Costa Doce, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. É o quinto maior município em extensão territorial do Rio de Janeiro e o município mais oriental do estado. O município é constituído de três distritos, São Francisco de Itabapoana (sede), Itabapoana e Maniva. Apresenta vegetação nativa característica da Mata Atlântica, típicas das matas de tabuleiro, restinga e manguezais. São Francisco possui uma área de proteção ambiental, a Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba (EEEG), que protege um dos maiores remanescentes de floresta estacional semidecidual do Estado do Rio de Janeiro. Na estação encontra-se espécies de vegetação do tipo angico, pau-ferro, jacarandá-da-bahia, assim como espécies ameaçadas de extinção, Peroba-de-campos, o Araçá, e a Braúna, por exemplo. A estação possui também um grande variedade de animais como o Gongolô-gigante, encontrado somente no local, tatu, bugios, macacos-prego, encontramos também aves como o papagaio-chauá e o gavião-pombo, entre vários outros. O Manguezal de Gargaú, considerado um dos maiores do estado do Rio de Janeiro, apresenta uma grande biodiversidade que atrai a atenção de vários ambientalistas e pesquisadores na área de todo o país; no mangue podemos encontrar caranguejos, guaiamu e pacas, além de aves como as garças; na vegetação predominam os vegetais halófitos em formações de vegetação litorânea ou em formações lodosas. No litoral do município encontra-se vegetações do tipo restinga, típica de área litorânea, além de algumas falésias no litoral norte do município.

site-energia-para-ler-2023-titulo-ptarona-homenageda

MARIA DE FÁTIMA FERREIRA BARRETO

site-energia-para-ler-2023-patrono-maria-de-fatima-ferreira-barreto

Filha de Zeny Ornelas Ferreira e Waldemar Ferreira, nasceu em 29 de maio de 1949. Ela é mãe de quatro filhos, frutos de seu casamento com Amaro José Sobral Barreto. Conhecida como Fátima Ornelas, é natural de Barra do Itabapoana, onde iniciou sua carreira na área de educação em 1972, no Colégio Católico Ana Nunes Viana.Ao longo de sua trajetória, trabalhou em diversos colégios em Campos dos Goytacazes, como C. E. José do Patrocínio e C. E. Thieres Cardoso. Posteriormente, foi transferida para o C. E. Pedro Cerqueira, em Imburi/SFI. Mais tarde, foi nomeada Agente de Administração Escolar em São João da Barra e, em seguida, assumiu como 1ª Secretária de Educação e Cultura de São Francisco de Itabapoana entre os anos de 1997 e 2000.

Após esse período, Maria de Fátima retornou ao C. E. Pedro Cerqueira como diretora geral, onde permanece até hoje. Completando 51 anos de dedicação à educação estadual, ela deixa um legado de uma história longa e memorável, sendo lembrada por todos que a conhecem e que ajudaram na verdadeira formação do município em diversos segmentos.

Sua dedicação à educação é inegável e tem contribuído para o crescimento e desenvolvimento da comunidade. A educação é um bem incontestável e o trabalho de Fátima Ornelas na área é uma verdadeira prova disso.

site-energia-para-ler-2023-titulo-patrono-homenageado

ROBERTO PINHEIRO ACRUCHE

site-energia-para-ler-2023-patrono-roberto-pinheiro-acruche

Roberto Pinheiro Acruche, nascido em 21 de julho de 1944 em São Francisco de Paula, hoje São Francisco de Itabapoana, é um polímata brasileiro conhecido por sua vasta contribuição nas áreas de literatura, cultura e história. Ao longo de sua vida, Roberto demonstrou seu talento em diversas áreas artísticas e acadêmicas, consolidando-se como poeta, trovador, memorialista e escritor. Sua obra literária é extensa, incluindo livros como “Apontamentos para a História de São Francisco de Itabapoana,” “A Minha Terra Também Faz Parte da História do Brasil,” “O Mangue da Moça Bonita,” “A Igrejinha Abandonada,” e “Matriz de São Francisco de Paula.” Além disso, tem outros livros em fase de edição, como “A Lenda da Bailarina Ana,” que mesmo antes de ser publicado, já foi utilizado em um projeto apresentado na Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Roberto Pinheiro Acruche também deixou sua marca em várias antologias, participando com trovas e poemas em obras como “A Verve da Saudade,” “Amo Amar Você Volume VII,” “Antologia Poética ALB,” entre outras. Sua paixão pela literatura e poesia o levou a fundar a Revista Eletrônica “Trovas e Poemas,” dedicada a promover a poesia, a trova e os trovadores de várias regiões do Brasil. Além de suas realizações literárias, Roberto também se envolveu ativamente em diversas instituições culturais e acadêmicas, tornando-se acadêmico em várias academias, como a Academia Pedralva Letras e Artes, Academia Campista de Letras, Academia de Letras do Brasil e membro honorário da Academia Brasileira de Trovas.

Na esfera pública, exerceu diversos cargos em municípios como São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, atuando como Secretário de Turismo, Secretário de Governo, Secretário de Pesca, Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal, Secretário de Administração da Região Norte, Secretário de Planejamento, Chefe de Gabinete, Assessor Especial do Gabinete, Secretário de Obras e Secretário de Meio Ambiente. Ao longo de sua carreira, Roberto recebeu inúmeras homenagens e reconhecimentos por suas contribuições nas áreas de cultura, literatura e educação. Sua dedicação à arte e ao serviço público o tornou uma figura proeminente em sua comunidade e uma referência nas áreas em que atuou.

site-energia-para-ler-2023-titulo-galeria-de-fotos

site-energia-para-ler-2023-titulo-galeria-de-videos