

São José do Vale do Rio Preto é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro. Está localizada na Região Serrana Fluminense. A lei nº 44, de 29 de novembro de 1989, assinada pelo então primeiro prefeito do município que nascia: São José do Vale do Rio Preto, dispunha sobre o reconhecimento e adoção do Brasão de Armas e da Bandeira do município, que tinha as seguintes cores e simbologias: Cores: azul, verde, ouro, negro, prata e branca. Cores dos símbolos: – Prata (Coroa Mural, Estrela e Rio); – Ouro (Corte Real); – Branca (Listel); – Verde (Ramos); – Azul (Campo dos símbolos).
Simbologia: – Prata (da Coroa Mural): dignidade; – Prata (da Estrela): candura, integridade; – Prata (do Rio): felicidade e temperança; – Ouro (da Coroa Real): força; – Verde (dos Ramos): abundancia, prosperidade; – Branca (do Listel): paz, vitória sem sangue; – Azul (do Campo da Estrela): firmamento; – Azul (do Campo da Coroa Real): seriedade.
Bandeira: Dividida em duas partes, sendo a primeira em azul e a outra parte em branco, tendo ao centro o brasão de armas. Simbologia particular das cores da bandeira: as cores adotadas são o azul e o branco, cores que também representam o Estado do Rio de Janeiro.
O Município tem sua economia totalmente voltada para a produção de hortifrutigranjeiros, com privilégio de localizar-se próximo aos grandes centros consumidores, como o Rio de Janeiro e cidades de médio porte da Região Serrana e do Vale do Paraíba. É o maior produtor hortifrutigranjeiro do Estado do Rio de Janeiro. Em fruticultura, destaca-se a cultura do caqui, onde o Município se destaca como maior produtor do Estado, e nos últimos anos o município também vem se destacando na produção de Pocan. A avicultura é um dos segmentos que mais movimenta a economia local desde a incubação das aves, a criação e engorda e abate.

NEI GONÇALVES MACHADO

Nei Gonçalves Machado também conhecido como “Magro Nei”, nasceu em 04 de janeiro de 1960 em São José do Rio Preto, na época Distrito de Petrópolis. Filho de Ernani Andriolo Machado e Maria Geralda Gonçalves Machado. Casou-se com Andréia Maria Carvalho de Oliveira Machado com quem teve dois filhos: Felipe Oliveira Machado e Tom Oliveira Machado. Seu neto é o Davi Yohan Morelli Machado. É formado em Engenharia Elétrica. Musicalmente, teve participação no LP-Maracujás Vermelhos (Maton/Zanzo/Lamartine/Ângelo/Rodrigo), no LP Outubro (Zanzo), LP Arcano 22 (Zanzo e Mr James) e no CD Antropossamba. Recentemente, lançou o livro “Preciso falar com Keith Richards”, inclusive com participação na Feira Literária de Paraty (FLIP) e Bienal do Livro 2023. No período de 2003 a 2014, coordenou o Espaço Cultural – Calçada da Cultura, cuja contribuição foi imensa para toda a cidade, trazendo acesso e diferentes manifestações culturais. Participou ativamente da Escola de Samba Unidos de Santa Fé no período de 1970 a 2013.

WAGNER BORSATO

Wagner Borsato, nasceu em 21 de janeiro de 1946, em Petrópolis, Estado do Rio de Janeiro, filho de Nelson Borsato e Yolanda Maria Guerra Borsato. É casado com Maria das Graças Gama Borsato e pai de três filhos. Wagner Borsato faz parte de uma família descendente de italianos. Aos seis anos saiu da sua cidade natal e veio com seus pais morar em São José do Rio Preto, na época 5º distrito de Petrópolis. Seu pai era comerciante e produtor rural.
Estudou música e aos 14 anos começou a fazer parte da Banda Musical Lira Santa Cecilia. Ainda jovem trabalhou na criação e vendas de frangos juntamente com seu pai. Foi comerciante, depois prestou concurso público e ingressou na Polícia Rodoviária Federal, em 1975, ficando até a sua aposentadoria. Conjuntamente à carreira de servidor, Wagner dividiu suas atividades como sitiante e músico, inclusive fazendo parte até os dias de hoje da Sociedade Musical Lira de Santa Cecília. Quando completou 15 anos como integrante da banda, o Maestro Manoel Soares, da Banda 1º de Setembro de Cascatinha em Petrópolis, compôs um dobrado e o presenteou. O mesmo é intitulado como “Wagner Borsato” que é tocado pela banda desde aquela época até os dias de hoje nas apresentações da Banda. Wagner hoje o membro mais antigo com 63 anos de Banda.
Apesar de Wagner ter nascido em Petrópolis, sempre se sentiu um cidadão valeriopretano de coração, inclusive foi agraciado com o título de cidadão pela câmara dos vereadores desta cidade. Tem imenso carinho e amor por esta cidade, tendo constituído família, residência e estar contribuindo até a presente data culturalmente para o município de São José do Vale do Rio Preto.

DOMINGO - 29 DE OUTUBRO
8h – ENERGIA PARA DESPERTAR (Motivos) – Livre
8h30 – ENERGIA PARA ANIMAR “Brinquedos Cantados” (Motivos) – Livre
9h – ENERGIA PARA LER (Motivos) – Livre
9h20 – Deixa que eu conto! (Motivos) – Livre
10h – Momento “Sobe a Hashtag” (Motivos) – Livre
11h – Apresentação Cultural Associação Capoeira Arte da Serra – Livre
13h – ENERGIA PARA SORRIR (Motivos) – Livre
13h30 – ENERGIA PARA ANIMAR “Brinquedos Cantados” (Motivos) – Livre
14h30 – Apresentação Musical com Aleh Souza – Livre
15h – Homenagem aos Patronos WAGNER BORSATO E NEI GONÇALVES MACHADO – Livre
15h30 – Café Literário com os autores locais – Livre
16h – Happy Hour Luzes da Cidade Musical com Gaby e Marcos
SEGUNDA - 30 DE OUTUBRO
8h – ENERGIA PARA DESPERTAR (Motivos) – Livre
8h20 – ENERGIA PARA ANIMAR (Agitação) – Livre
9h – ENERGIA PARA CANTAR (Motivos) – Livre
9h20 – Teatro Infantil “O Circo Chegou!” (Agitação) – Infantil
10h – Apresentação Cultural Debut Ballet – Livre
10h30 – Lançamento do Livro “O Segredo do Rei” de Flávio Valadares e Rodrigo Lobo – Livre
13h – ENERGIA PARA SORRIR (Motivos) – Livre
13h20 – ENERGIA PARA ANIMAR (Agitação) – Livre
13h40 – ENERGIA PARA BRINCAR (Motivos) – Livre
14h – Teatro Infantil “A Bela e Fera”- (Agitação) Infantil
15h – Premiação do Concurso das Artes Luzes da Cidade (Livre)
16h – Happy Hour Luzes da Cidade com MPB de Quinta- Livre
TERÇA - 31 DE OUTUBRO
8h – ENERGIA PARA DESPERTAR (Motivos) – Livre
8h10 – ENERGIA PARA ANIMAR (Agitação) – Livre
9h – ENERGIA PARA CANTAR (Motivos) – Livre
9h20 – Teatral Infantil “As Aventuras de Branca de Neve” (Agitação) – Infantil
10h – Apresentação Cultural da Escola Municipal Prefeito Bianor Martins Esteves
10h30 – Deixa que eu conto! com Flávio Valadares e Rodrigo Lobo
13h – ENERGIA PARA SORRIR (Motivos) – Livre
13h20 – ENERGIA PARA ANIMAR (Agitação) – Livre
13h40 – ENERGIA PARA BRINCAR (Motivos) – Livre
14h – Teatro Infantil “O Mistério da Floresta” com distribuição de mudas (Agitação) – Livre
15h – Conexão Jovem com o ator Ricky Tavares – Juvenil
16h – Happy Hour Luzes da Cidade com Mozart D Freitas
QUARTA - 01 DE NOVEMBRO
8h – Apresentação Musical com Tarso & Lucas Duo
8h30 – Simpósio de Educação e Cultura com Flávio Valadares e Rodrigo Lobo

