site-energia-para-ler-2023-titulo-cordeiro

Cordeiro é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro. Inicialmente ocupada por índios Goitacases e Coroados, a região de Cordeiro constou como rota para os colonos que se aventuravam à procura de ouro e pedras preciosas no interior da colônia, no final do século XVIII. A colonização de Cordeiro teve origem à margem esquerda do Rio Macuco, próximo da Fazenda Cordeiro, propriedade de João dos Santos Cordeiro, que cedeu parte de suas terras para o trilho do trem de ferro.
No aspecto turístico, Cordeiro é conhecida em todo o estado como a “Cidade-Exposição”, devido à fama da Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Cordeiro que todos os anos acontece no Parque Raul Veiga, um dos melhores do país. Além dos tradicionais concursos de animais, dos quais participam bovinos e equinos de todos os cantos do Brasil, os grandes shows atraem milhares de pessoas. A mais antiga exposição do país, inaugurada pela primeira vez em 1921, já serviu de palco para grandes nomes da música brasileira.
Conhecido no estado como “Berço de Artistas”, Cordeiro possui talentosos filhos. O saudoso pianista Henrique Duprat é um deles. Atualmente destacam-se artistas plásticos, compositores, cantores, músicos, artesãos, poetas e escritores. Nos concursos e festivais, os filhos talentosos sempre elevam o nome da “Cidade Exposição”. Vários projetos são desenvolvidos, acontecendo em especial nos dois centros culturais locais, o Centro Cultural Professora Ione Carvalho Pecly e a Sociedade Musical Fraternidade Cordeirense.
Depois de resgatado, o carnaval de Cordeiro voltou a ser o melhor de toda a região, recebendo um número expressivo de visitantes. Os desfiles de blocos e escolas de samba e os bailes de rua são os pontos altos da festa. Os amantes do contato com a natureza também podem desfrutar de vários pontos turísticos de rara beleza. No centro da cidade o destaque é a Mata do Posto, um pedacinho de Mata Atlântica em contato com a civilização. Lá se pode praticar caminhadas e passeios em contato com a natureza. A pedra do Campanati é outro ponto interessante, pois além do maravilhoso visual, permite a prática de esportes radicais, como o parapente e o rapel.

site-energia-para-ler-2023-titulo-ptarona-homenageda

FABIANA CORRÊA

Natural de Bom Jardim e residente em Cordeiro, habita os vales e montanhas do interior fluminense. Bióloga, especialista em gestão ambiental e desenvolvimento sustentável, atuou na rede particular de ensino por mais de duas décadas, transitando entre movimentos culturais e ambientais. Atendendo a outros chamados, deixou as salas de aulas para seguir o caminho da escrita, da arte e artesania. Sua ligação com a Terra é visceral e orgânica, logo sua escrita transita por esse mundo de simbolismo natural, sem perder a relação com o imaginário fantástico.

site-energia-para-ler-2023-titulo-galeria-de-fotos

site-energia-para-ler-2023-titulo-galeria-de-videos