site-energia-para-ler-2024-titulo-cabo-frio-sao-pedro-da-aldeia-new

A História de São Pedro da Aldeia está diretamente ligada à própria do História do Brasil, nas suas diversas fases do século XVI até nossos dias. A nossa rica arquitetura colonial, com seu casario, igrejas, e até um cemitério e um canhão, contam a nossa história. É um município brasileiro da Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro.
É um dos principais centros históricos e culturais, cuja história se entrelaça com o enredo nacional e também do Estado do Rio de Janeiro. Abriga monumentos de grande importância como a Casa da Flor, a qual recebeu o Prêmio Culturas Populares pela Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural/Ministério da Cultura em 2007, e igrejas construídas pelos padres na fundação da aldeia, como a Igreja Matriz de São Pedro.
Neste município, encontra-se a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, única de seu tipo no país, sede da Força Aeronaval da Marinha do Brasil, exercendo uma importantíssimo papel na defesa nacional. A Base de São Pedro abriga o Museu da Aviação Naval, único do seu gênero em todo o Brasil.

FONTE: https://pmspa.rj.gov.br/historia/ e https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Pedro_da_Aldeia em 11.03.2024

site-energia-para-ler-2024-titulo-patrono-homenageado-420x104

VALDEVIR SOARES DOS SANTOS

Valdevir Soares dos Santos, um filho de São Pedro da Aldeia, servidor público e armador aposentado, tem dedicado sua vida, desde 1985, a uma missão singular: preservar a memória e o legado de um dos mais valiosos patrimônios históricos e artísticos do município, a Casa da Flor. Conhecido carinhosamente como ‘Seu Vivi’, ele se tornou o guardião desse local mágico, erguido por seu tio-avô, Gabriel Joaquim dos Santos, entre 1912 e 1985.

Mais do que um cuidador, Valdevir é um verdadeiro Griot dos tempos modernos, perpetuando a história, os sonhos e a obra de Gabriel, um homem negro, semialfabetizado, filho de um ex-escravizado e de uma índia, trabalhador das salinas e do roçado.

Desde a partida de Gabriel, ‘Seu Vivi’ recebe os visitantes com um olhar atento e uma sensibilidade única, conduzindo-os por uma viagem emocionante e cheia de significado, revelando as camadas de história e criatividade que envolvem a Casa da Flor, comparada às obras de Antonio Gaudí. Tombada como patrimônio cultural fluminense e material brasileiro, a casa transcende o tempo, sendo um testemunho vivo da cultura popular brasileira.

A homenagem a Valdevir Soares dos Santos é um reconhecimento justo à sua incansável dedicação. Ele é mais do que um simples preservador; é o coração pulsante de uma herança que continua a inspirar, encantar e conectar gerações. Seu compromisso em manter viva a memória de Gabriel Joaquim dos Santos assegura que a Casa da Flor continue brilhando, reafirmando a força da arte e da história que moldam São Pedro da Aldeia.

site-energia-para-ler-2024-titulo-patrona-homenageada-420x104

SHEILA ATALLA (IN MEMORIAN)

Sheila de Moraes Santos Atalla, filha de Dona Zuma e do Sr. Alberto, nasceu em 1947, em Pernambuco. Seu pai, Coronel Alberto, foi transferido pelas Forças Armadas para o Rio de Janeiro. No Rio de Janeiro, Sheila abrilhantou os jardins e as praias cariocas com seus belíssimos olhos azuis, sua singeleza no tratamento ao próximo, amante da vida e temente a Deus. Já casada, Sheila veio morar em São Pedro da Aldeia com seus dois filhos, Luís Carlos e Roberto. Ela amou esta cidade, por aqui se instalou definitivamente. Por muitos anos sua presença floriu nosso município.
Sheila aos 16 anos já flertava com a Educação com o magistério. Recém-formada, saia da Zona Sul do Rio de Janeiro para lecionar na Zona Norte do Rio. Sheila amava lecionar! Como professora estatutária da Rede Estadual de Educação, exerceu o magistério, em São Pedro da Aldeia, no Colégio Estadual Dr. Feliciano Sodré. Lá lecionou Inglês, Francês para o Curso de Técnico em Turismo. Dedicou parte de sua vida à Classe de Educação Especial. Chegando a lecionar, preparar e servir merenda em sua própria residência quando o Colégio Estadual necessitou acomodar uma situação específica.
Nossa Patronesse Sheila Atalla, exerceu os seguintes cargos:
• Ao longo dos anos 90 – Chefe da Coordenadoria Regional de Educação do Estado
• 1999 a 2000 – Coordenação do Núcleo de Tecnologia Educacional
• 2001- Diretora Municipal de Educação de São Pedro da Aldeia
• 2002 a 2004 – Subsecretária Municipal de Educação de SPA
• 2005 – Subsecretária Municipal de Saúde de SPA
• 2006 a 2008 – Secretária Municipal de Educação de SPA
• 2009 – Subsecretária Municipal de Educação de Iguaba Grande
• 2º Semestre de 2009 – Coordenadora Regional do Estado da Baixada Litorânea
• 2012 a 2014 – Secretária Municipal de Educação de Iguaba Grande
• 2021 a 2022 – Secretária Adjunta de Governo de SPA
• Abril /2022 a maio/2024 – Secretária Municipal de Educação de SPA
Aos 26 dias do mês de maio de 2024, nossa querida amiga, professora, mãe, Secretária, parceira e símbolo de humanidade e amor ao próximo, nos deixou. Hoje temos as amáveis recordações e a certeza que, nossa guerreira, Sheila Atalla brilha na eternidade.

site-energia-para-ler-2024-titulo-galeria-de-fotos-497x104

site-energia-para-ler-2024-titulo-galeria-de-videos-497x104