site-energia-para-ler-2022-titulo-varre-sai

Varre-Sai é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro, localizado na Microrregião de Itaperuna e Mesorregião do Noroeste Fluminense. É o município fluminense mais distante da capital, Rio de Janeiro. Quarta sede de município mais elevada do estado, Varre-Sai, por seu clima frio e altitude elevada, se destaca como maior produtor de café do estado, sendo inclusive reconhecido pela ALERJ como Capital Estadual do Café. Também se destaca por ser a maior colônia de descendentes de italianos do estado (compõe mais de setenta por cento da população do município).

Além da produção cafeeira, outro importante segmento da economia que vem crescendo é o turismo, integrante dos “Circuitos das Águas” (juntamente com Itaperuna, Porciúncula, Natividade e Raposo) e também como importante rota de acesso ao Parque Nacional do Caparaó. Sua maior atração é o Festival do Vinho e Festa da Colônia Italiana, seguido pelas festas de Abril e Cruz da Ana. Outro ponto que vem se destacando é o turismo rural (fazendas de café e suas lavouras, hotéis-fazenda, artesanatos, queijos, vinhos e licores) e o turismo de aventura (parapente [este, em 2009, teve participantes de outros países, como Alemanha], motocross, cachoeiras e passeios nas matas e montanhas).

FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Varre-Sai

site-energia-para-ler-2022-titulo-patrona-homenageada

EDILMA FONTES VARGAS MARTINS

site-energia-para-ler-2022-patrona-edilma-fontes-vargas-martins

Edilma Fontes Vargas Martins, filha do amado e inesquecível casal: Sebastião de Oliveira Vargas e Nair Fontes Vargas. Nasceu em 29 de janeiro de 1943- Varre-Sai/RJ. Casada com Jácomo Luiz, mãe  de dois maravilhosos filhos: Sebastião e Denise e  avó de quatro netos: Lívia, Lidiane, Luiz Fabri e Kaio Lúcio e um bisneto: Guilherme.

Iniciou seus estudos na Escola de Varre-Sai, ou melhor, na Dona Helena, com a professora querida dona Nilzinha. Licenciada em Ciências Sociais (FAFILA) Faculdade de Filosofia de Itaperuna. Atuou nas escolas: Estadual Carrapicho- Itaperuna  e Dr. Miguel Couto Filho – Varre-Sai/RJ, onde conseguiu fazer brotar frutíferas sementes históricas, geográficas e ambientais.

É apaixonada pelo casal São Francisco e Santa Rita, pela verdejante natureza das matas, o desabrochar das flores, a serenata dos pássaros ao alvorecer. Curte o seu artesanato em crochê, ponto livre, xadrez, cruz, etc.

Se considera “BAIRRISTA”, pois nasceu embalada pelas doces palavras familiares:

“Filha ama, respeita, dignifica a TERRA que te viu nascer, crescer e que um dia será seu abrigo terrestre. Faça sempre um bom trabalho, pois ele é o mais alto testemunho do nosso caráter.”

Adora juntar retalhos históricos para montar a grande colcha municipal que irá enriquecer o conhecimento da nossa nova geração.

Com esse amor pelo município, fonte de inspiração para todos nós, Dona Edilma hoje cita Almir Sater:

“[…]Ando devagar, pois já tive pressa […] carrego o dom de ser feliz […]compondo minha história […].”

Edilma, uma verdadeira cidadã varresai-ense e ainda tem muito a contribuir com nosso município.

site-energia-para-ler-2022-titulo-galeria-de-fotos

site-energia-para-ler-2022-titulo-galeria-de-videos