site-energia-para-ler-2025-titulo-duas-barras

Duas Barras é um município brasileiro do interior do estado do Rio de Janeiro. Dispõe de um preservado centro histórico, com construções antigas e fazendas históricas. O acesso à cidade é feito pela RJ-144, a partir da localidade de Monnerat, na RJ-116. O município de Duas Barras constitui-se com território desmembrado do município de Cantagalo. Primeiro núcleo de população, que originou o município de Duas Barras, formou-se em princípios do século XIX, na localidade denominada ‘Fazenda Tapera’, doada pelo Padre Francisco José de Oliveira à irmandade de Nossa Senhora da Conceição, onde os primeiros colonos ergueram uma capela dedicada à padroeira da irmandade. Tal doação ocorreu no dia 5 de dezembro de 1834. Foi elevado à categoria de vila com a denominação de Duas Barras, pelo decreto estadual nº 233, de 08-05-1891, desmembrado de Cantagalo.
Martinho da Vila, cantor e compositor que fundou uma escola de artes em Duas Barras, o ICMV (Instituto Cultural Martinho da Vila). A instituição oferece cursos de teatro e música a jovens da cidade, gratuitamente. Arouca, jogador de futebol, atualmente no Figueirense. Maya Harrisson, primeira brasileira a completar a prova de slalom nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010.
Com clima ameno e cercada por montanhas, a cidade apresenta uma topografia ideal à prática de parapente, corrida, trilhas ecológicas e pesca. As opções de passeio vão desde a Fazenda São Tomé – logradouro centenário, repleto de áreas verdes – à Cachoeira Alta e à Cachoeira do Thadeu, muito procuradas durante o verão. Além dos aspectos naturais e históricos, Duas Barras oferece um bom calendário de festas, o que amplia o aporte de turistas. Também existe o projeto “música na praça”, no qual os moradores assistem, uma vez ao mês, a um show com bandas locais.

site-energia-para-ler-2025-titulo-patrona

BIA BEDRAN

Beatriz Martini Bedran, conhecida pelo nome artístico de Bia Bedran, é uma compositora, cantora, violonista, atriz, escritora e educadora musical brasileira conhecida por seu trabalho no teatro e na televisão com o público infantil. Nas décadas de 1980 e 1990 realizou trabalhos para a televisão. Foi a apresentadora do programa Canta Conto, realizado pela extinta emissora TVE Brasil do Rio de Janeiro, atual TV BRASIL. Participou também do Lá Vem História, do canal TV Cultura de São Paulo.
Ao longo de uma carreira dedicada às crianças e à arte, escreveu livros infantis e gravou e produziu CDs e DVDs, sempre mesclando o canto e a narrativa. É uma referência em arte e educação, com públicos cativos em shows, peças de teatro infantil e palestras para adultos. Como pesquisadora, lançou o livro A Arte de Cantar e Contar Histórias: Narrativas Orais e Processos Criativos, resultado de sua dissertação de mestrado e considerado Altamente Recomendável pela FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) em 2013, na categoria teórico. Dois de seus livros lançados pela Ed. Nova Fronteira intitulados “O Caraminguá” e “O Mundo dos Livros” (Prêmio Jabuti 2016) estão incluídos nos catálogos 2014 e 2016 da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) para a Feira Internacional de Livros de Bolonha.
No cinema, atuou no premiado longa-metragem A Família Dionti, de Alan Minas. Nos espetáculos musicais em que assina roteiro e direção, Bia contempla diversas técnicas e performances teatrais em que bonecos e adereços complementam sua arte muito singular de narrar, cantar e interpretar. Recebeu diversos prêmios ligados à música e ao teatro ao longo de toda sua vida. Em mais de 40 anos dedicados ao público infantil, Bia construiu uma carreira de sucesso, participando ativamente da infância de várias gerações, educando, permeando sonhos e estimulando a criatividade de crianças do Brasil inteiro.

site-energia-para-ler-2025-titulo-galeria-de-fotos

site-energia-para-ler-2025-titulo-galeria-de-videos