

Carmo é uma cidade do Estado do Rio de Janeiro. Além da sede, possui outros dois distritos: Córrego da Prata e Porto Velho do Cunha. Porém possui outras localidades importantes, tais como Influência, Ilha Dos Pombos, Aurora, Santo Antônio do Quilombo, Barra do São Francisco, Bacelar e Paquequer. Carmo tem como uma de suas principais atrações a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo, construída em 1876 e que foi tombada como patrimônio histórico nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN em 1964.
Entre as áreas de interesse ecológico e de lazer, além dos rios Quilombo e Paquequer, pode-se mencionar a Serra da Prata, na divisa com Cantagalo, e a Ilha dos Pombos no rio Paraíba do Sul. Para fins turísticos e culturais, pode-se considerar não só as diversas igrejas da cidade, construídas no século XIX, como também as fazendas de São José e de Santa Fé, além do Museu Histórico do Centro Cultural. Outra edificação histórica da cidade é a sua Antiga Estação Ferroviária, de 1885, que fazia parte do Ramal de Sumidouro da Estrada de Ferro Leopoldina, extinto nos anos 1960. O prédio histórico hoje abriga uma cooperativa local de produtores de leite.
No distrito de Córrego da Prata, está situada uma bela cachoeira formada pelas águas do rio dos Quilombos, na divisa entre Carmo e Cantagalo. Possui uma altura total de 7,5 metros, com três pequenos saltos com altura em torno de 2,5 metros cada um. No distrito, também é comum os visitantes fazerem trilhas ecológicas, como a Trilha da Pedreira da Prata, e a trilha da Pedra da Lua, lançada em 2024.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Carmo_(Rio_de_Janeiro) acessado em 19.06.2025


MARIA DE FÁTIMA MACHADO CRUZ
Professora de Literatura e Autora.

