

Petrópolis é um município localizado na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Além de ser a maior e mais populosa cidade da Região Serrana Fluminense e da Região Geográfica Intermediária de Petrópolis, também detém o maior PIB e IDH da região. O gentílico municipal de Petrópolis é petropolitano. É uma das cidades mais seguras do estado do Rio de Janeiro e do Brasil, segundo classificação do IPEA para cidades de médio e grande portes. É a sede do Laboratório Nacional de Computação Científica, uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. É conhecida por abrigar uma série de museus, teatros, palácios e atividades voltadas ao turismo histórico e ecológico. Recebe com frequência, também, uma série de eventos culturais, como a Bauernfest e o festival Rock the Mountain.
O clima ameno, as construções históricas e a vegetação abundante são grandes atrativos turísticos. Além disso, a cidade possui um movimentado comércio e serviços, além de produção agropecuária (com destaque para a fruticultura) e indústria. Fundada por iniciativa do Imperador Dom Pedro II, seu nome vem da junção da palavra do latim Petrus (Pedro) com a do grego Pólis (cidade), ficando “Cidade de Pedro”. É frequentemente chamada de “Cidade Imperial”, por ter sido a rota preferida de Dom Pedro para seus momentos de lazer e repouso. Foi capital estadual temporariamente entre 1894 e 1902, devido à Revolta da Armada.
FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Petr%C3%B3polis acessado em 27.06.2025


MARIA FRANCISCA DE PINHO VALLE
Maria Francisca de Pinho Valle, professora da rede pública do município e do estado do Rio de Janeiro; licenciada em música e pedagogia; especialização em arte educação e em educação infantil. Trabalha desde 2006, na Fundação Cultural Casa Lygia Bojunga.

